Buscar
  • cliniemma

TOC



Classificado dentro do Código Internacional de Doenças - CID como um dos tipos de Transtorno de Ansiedade, o Transtorno Obsessivo Compulsivo – TOC se caracteriza, principalmente, pela presença de obsessões compulsivas recorrentes. Mesmo que o indivíduo acometido dessa patologia tenha consciência do que está se passando, a obsessão é mais forte, ele não consegue ter controle sobre ela.

A obsessão se apresenta muitas vezes em ideias, pensamentos, imagens, que não conseguem sair do pensamento da pessoa que sofre com TOC. É algo tão persistente que a pessoa sente a necessidade de concretizar essa obsessão por meio de rituais compulsórios, que no momento em que são executados ofertam a sensação de alívio momentâneo, até a próxima crise obsessiva. Alguns dos pacientes que procuram ajuda profissional para lidar com o TOC relatam que se não cumprirem rigorosamente o ritual, algo terrível irá acontecer, isso acaba gerando mais ansiedade e por consequência crises cada vez mais fortes.

É comum observar como conteúdo do TOC obsessão com relação à limpeza, organização, ordem, simetria, checagem, coleção, necessidade de constância, acumular objetos diversos com ou sem funcionalidade, condutas supersticiosas, entre outras diversas formas de se expressar por meio desse transtorno.

Ressalta-se que em algum momento todos nós tivemos e teremos pensamentos e rituais obsessivos, porém é importante estar atento ao quanto isso afeta a vida do indivíduo, que só consegue sentir alívio após a execução da compulsão, para se sentir livre da ansiedade, de maneira patológica, que define o Transtorno Obsessivo Compulsivo.

O tratamento do TOC pode ser realizado com intervenção medicamentosa ou não, observando cada caso. Os medicamentos usados geralmente são inibidores da receptação de serotonina, pois há estudos que sugerem a possibilidade de alterações em determinadas zonas cerebrais que utilizam a serotonina. Há também fatores psicológicos e ambientais, portanto, se recomenda o tratamento com psicoterapia.

Sarah Gomes, psicóloga, CRP 01/21512

5 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 por Cliniemma. Criado orgulhosamente com Loop Interativo