Buscar
  • cliniemma

A importância da vitamina A



Breve texto: A vitamina “A” é um micronutriente essencial, pertencente ao grupo de vitaminas lipossolúveis. Ela desempenha papel essencial na visão, crescimento e desenvolvimento do osso, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, processo imunológico e reprodução. são nutrientes necessários ao corpo, no entanto, não são fabricadas por nós. Por isso, saber onde podem ser encontradas e a importância delas dentro do organismo, é necessário, já que seu consumo é imprescindível.Considerada uma das mais importantes, a vitamina A é chamada também de Retinol e é famosa por sua composição antioxidante, que fortalece o sistema imunológico e protege a pele.

Aproximadamente 90% da vitamina A do organismo é armazenada no fígado, o remanescente é armazenado nos depósitos de gordura, pulmões e rins.


- Deficiência de vitamina A pode causar:

Cegueira noturna, ressecamento da esclera (parte branca) e córnea dos olhos, inflamação da pele, endurecimento das membranas mucosas do trato respiratório, gastrointestinal e geniturinário, risco de infecções e morte;

-Excesso de vitamina A pode causar:

Dor de cabeça, ressecamento da pele com fissuras, perda de cabelos, aumento do baço e fígado, aumento dos ossos e dor nas juntas.

- A vitamina “A” é encontrada em alimentos de origem animal (leite, ovos, fígado). Os vegetais folhosos verde-escuros, vegetais e frutas amarelo- alaranjados possuem carotenoides que são convertidos em vitamina A pelo organismo.


Samantha Frades/ CRN1- 14224

4 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 por Cliniemma. Criado orgulhosamente com Loop Interativo