Buscar
  • cliniemma

Baixa autoestima



Autoestima segundo a definição do dicionário é a “qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos”. Alguns autores, dentre eles Carl Rogers, afirma que a autoestima se desenvolve na primeira infância. Esse processo ocorre por meio do amor e dos cuidados recebidos pelo bebê.

A psicóloga Wanessa Moreira traz a seguinte definição de autoestima "é a sensação de reconhecimento que cada um desenvolve por si. Ter autoestima é conseguir se enxergar com respeito e encontrar o próprio valor, ainda que existam aspectos que precisem ser melhorados ou desconstruídos". Se trata de um autoconhecimento e aceitação, entendendo que mesmo que existam aspectos a serem melhorados ou mudados, não se deve desmerecer a construção constante que se faz e refaz de si mesmo constantemente. Partindo do ponto que somos seres em constante processo e validar essa construção de si mesmo.

Conforme a criança cresce, ela descobre que os afetos são fonte de satisfação e dessa forma aprende a sentir uma necessidade de ser aceita de maneira afetuosa pelo meio na qual está inserida. Portanto, a criança passa a agir de forma a agradar os que a cercam, a fim de garantir amor e/ou aprovação. Quando isso ocorre, o indivíduo costuma manter suas relações com base nessa infância, onde aprendeu o que era aprovado e reprovado, muitas vezes através do julgamento dos pais. A seguir temos algumas características frequentes em pessoas com baixa autoestima:

· Sensação constante de culpa

· Autocrítica excessiva

· Se preocupar demais com a opinião dos outros

· Se comparar a outras pessoas

· Tentar agradar a todos

· Negligenciar as próprias necessidades

· Medo excessivo de cometer erros

Ressalta-se que a baixa autoestima nem sempre está ligada ao que foi vivido na infância, às vezes esse quadro aparece após um evento traumático, a perda de alguém querido, entre outros casos. É importante estar atento ao quanto a baixa autoestima tem afetado a sua vida e se for preciso procurar a ajuda de um profissional especializado, isso é um sinal de busca por ajuda, autoconhecimento e crescimento pessoal.

Sarah Gomes, psicóloga, CRP 01/21512

9 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 por Cliniemma. Criado orgulhosamente com Loop Interativo