Buscar
  • Loop Divulgações

Como vencer a negatividade

Igual que acontece com o positivismo, a negatividade pode ser contagiosa, fazendo você entrar num ciclo vicioso bastante nocivo para a sua saúde física e emocional. Descubra como se livrar.


Muitos especialistas concordam que ter uma visão mais positiva da vida oferece uma série de benefícios à pessoa. Os dias são encarados com mais motivação, a pessoa lida melhor com os problemas, além do fato de essa postura ajudar a ser mais resiliente.

Quem convive com alguém positivo, acaba se beneficiando também; é inegável que essa forma de "ver o mundo" deixa marcas nos demais, afetando humor e bem-estar. Mas sabe de uma coisa? Está comprovado que a negatividade também é contagiosa. 

Muitas vezes, nem se trata da nossa própria negatividade, mas de atitudes de pessoas que estão a nosso redor, que vamos repetindo sem sequer perceber. Se deixamos a negatividade avançar, os danos emocionais podem ser bastante palpáveis, prejudicando a forma como reagimos em todas as áreas da nossa vida.

As personalidades das pessoas costumam inclinarem-se a atitudes positivas, negativas ou realistas. E não necessariamente pertencem sempre ao mesmo grupo. Qualquer pessoa pode ter atitudes típicas desses diferentes tipos de personalidade, e é exatamente essa mistura que contribui para a individualidade. 

No teste você poderá encontrar elementos que te ajudem a identificar qual tipo de personalidade é mais forte em você, bem como suas principais características.

Características de uma pessoa positiva

São persistentes

São guiadas por objetivos

Estão mais focadas nas soluções que nos problemas

Sabem pedir ajuda quando é preciso

Acreditam em si mesmas

Vêm a melhor versão dos demais

Assumem a responsabilidade por seus atos

Analisam seus pontos fortes e suas debilidades

Vêm oportunidades


Características de uma pessoa negativa

Vêm o copo “meio vazio”Costumam usar expressões como “não posso” ou “é difícil”Acreditam ter má sorte

Comparam-se a outras pessoas constantemente

Costumam pensar que são vítimas

Têm medo do fracasso

Acham que a autoaceitação é difícil

Evitam se sentir fracassados aos olhos dos demais

Buscam culpar aos demais pelo acontece com eles

Não perdoam seus erros


Características de uma pessoa realista

Não se iludem facilmente

Determinam metas que sabem que podem alcançar

Estão mais focada nas soluções que nos problemas

Não acreditam na sorte

Fazem o que acham necessário em cada oportunidade

Trabalham com os elementos que têm, sem esperar mais

Tomam o tempo necessário para encontrar soluções

Sabem “passar página” quando uma situação não é favorável

Não se iludem com planos ou promessas


Como barrar a negatividade

Ter pensamentos negativos de forma esporádica é natural, e inclusive ajuda a manter os pés no chão. Por exemplo, quando você sente que a vida está dando um duro golpe, não atuar pelo extremo positivismo é o que permite refletir e aprender com a experiência.

Qualquer extremo pode ser prejudicial, por isso o caminho para barrar a negatividade passa por buscar o equilíbrio. É importante evitar que a amargura diante das dificuldades ou imprevistos seja a tônica da sua vida, porque pode prejudicar sua saúde e ainda dificultar o convívio social, já que ninguém gosta de estar envolvido por um mar de pessimismo.

Outra postura que deve ser evitada é a de autocomplacência. Quando a fase está ruim, nada parece dar certo, há muita exigência no trabalho ou em casa, colocar-se no papel de vítima não deixa de ser uma forma de aliviar a dor, principalmente ao começar a listar todas as vezes em que algo similar aconteceu.

Isso sem contar na capacidade que um discurso assim tem de despertar a empatia dos demais, ao menos num primeiro momento. Porém, cuidado: esse alívio momentâneo é uma armadilha. Uma pessoa muito negativa acaba perdendo a perspectiva, o que compromete seriamente suas decisões.

Recuperar o positivismo consciente, sendo capaz de ver as coisas boas da vida sem autoenganação, é a barreira mais potente que você conseguirá criar contra os extremos da negatividade.

Dicas para ser menos negativo

As mudanças de comportamento requerem esforço e paciência, porém tudo fica mais fácil quando se sabe o caminho a seguir. Se você sente o peso do excesso de negatividade e deseja mudar, fique atento a essas dicas:

Não tente controlar o que não está a seu alcance.Evite participar de conversas negativas, para não ser mentalmente manipulado.Diante de dificuldades, centre-se nos possíveis resultados, porque isso é o que justifica o percurso.Enfrente o medo e evite que esse seja paralisante. Quanto mais medo tiver, mais negativo será.Busque sempre ser a melhor versão de você mesmo, porque é a melhor forma de evoluir.Confie em si mesmo, porque isso atrai coisas positivas. Quem está ao redor, respeitará essa atitude e confiará ainda mais em você.

É uma pessoa negativa? Procure a ajuda de um psicólogo especializado em motivação e tenha mais qualidade de vida.


Fonte: https://br.mundopsicologos.com/artigos/como-vencer-a-negatividade

8 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 por Cliniemma. Criado orgulhosamente com Loop Interativo