Buscar
  • cliniemma

Dieta e sono



A dieta desempenha um papel importante na obtenção de uma boa noite de sono, não apenas porque descansa a mente mas também por permitir que o corpo se recomponha.

A qualidade do sono tem um enorme impacto sobre a nossa vida diária. Um sono deficiente ou desordenado poderá afetar o trabalho, a concentração e o relacionamento com as outras pessoas. Durante o sono, corpo e mente se recuperam, fazendo com que a pessoa se sinta descansada pela manhã. Embora a necessidade do sono varie de pessoa para pessoa, a média é de 7 a 9 horas ininterruptas.

O triptofano, um aminoácido essencial, é o indutor natural do sono. Ele aumenta a quantidade de serotonina, um sedativo também natural, no cérebro. É por isso que um dos remédios caseiros para a insônia é uma xícara de leite morno, que contém triptofano, com uma colher de chá de mel, um açúcar simples.

Muitas ervas são consideradas indutores do sono. Um das plantas conhecidas é a valeriana. Suas propriedades sedativas tem sido confirmadas por pesquisas que demonstram que ingredientes ativos na raiz desta erva reprimem o sistema nervoso central e relaxam os músculos lisos. A valeriana é preparada em infusão de chá ou ingerida em capsulas e pode acelerar o adormecimento e produzir um sono profundo e satisfatório.

Para ajudar a ter uma boa noite de sono consuma alimentos ricos em triptofano, chás de ervas descafeinadas, reduza o consumo de bebidas alcoólicas e evite café, refrigerantes do tipo cola e outras fontes de cafeína, alimentos gordurosos e condimentos a noite.


Samantha Frades CRN1- 14224, Nutricionista

4 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 por Cliniemma. Criado orgulhosamente com Loop Interativo