Buscar
  • cliniemma

Diferenças entre tristeza e a Depressão



Os fenômenos denominados tristeza e depressão aparentemente são sinônimos para muitas pessoas, porém eles são diferentes. A tristeza diz respeito a um estado momentâneo com uma causa, já a depressão é uma patologia, portanto uma doença, que causa diversos sintomas físicos e psíquicos.

A tristeza é um sentimento que faz parte da nossa condição humana, assim como a alegria, o medo, entre outros sentimentos e emoções. Ela sempre vem agregada a um motivo. Na tristeza também é comum existir a presença de sintomas físicos, como por exemplo, sentir um aperto no peito, taquicardia (coração acelerado), choro, entre outros. Geralmente, quem está triste costuma ter pensamentos repetitivos sobre o motivo da tristeza. A tristeza serve muitas vezes para nos ajudar a elaborar uma perda de algo ou alguém muito querido, às vezes é um emprego, um sonho, porém quando esse quadro se estende demais e mesmo com o passar do tempo as coisas não voltam ao seu curso natural é importante ficar atento.

Se a tristeza é permanente, e não apresenta uma causa, a pessoa aos poucos se torna alguém apático, sem esperança, indiferente com coisas que antes proporcionava prazer, é importante procurar ajuda de profissionais qualificados, pois pode ser que a pessoa esteja com depressão. Um indivíduo com esse quadro patológico não fica o tempo inteiro submerso em tristeza e sintomas típicos dessa doença, ele também tem dias que são melhores, sorri, se diverte de verdade, porém isso não significa que está tudo bem. A depressão é uma doença muito séria que precisa de muita atenção e tratamento especializado, pois em casos extremos pode levar ao suicídio.


Sarah Gomes, psicóloga, CRP 01/21512

2 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 por Cliniemma. Criado orgulhosamente com Loop Interativo