Buscar
  • cliniemma

Dificuldade X Distúrbio (De aprendizagem)


Quando mencionamos a Dificuldade de Aprendizagem é preciso levar em conta que estamos falando sobre um ser que possui uma maneira diferente de aprender. Trata-se de uma barreira, um obstáculo, um sintoma, que pode ser de princípio tanto cultural quanto cognitivo ou mesmo emocional. É indispensável que o pré diagnóstico seja feito o quanto antes possível, até porque há significativas consequências a longo prazo.

É importante ressaltar que a grande maioria das perturbações de Dificuldade de Aprendizagem podem ser sanados, desde que haja atendimento de acordo com as especificidades do aluno.

Segundos médicos especialistas no assunto, o Distúrbio de Aprendizagem está relacionado a um grupo de dificuldades específicas e pontuais, definida pela presença de uma disfunção neurológica. Disfunção essa, que mesmo sem apresentar qualquer desfavor físico, emocional ou social, os portadores do distúrbio de aprendizagem evidenciam dificuldade em obter o conhecimento teórico de algumas disciplinas. Contudo não significa que esse indivíduo seja incompetente, visto que com o diagnóstico e o tratamento corretos, com métodos diferenciados e de acordo com suas especificidades muitos indivíduos conseguem avançar e evoluir em seu desenvolvimento, conseguindo concluir uma graduação, pós- graduação, claro que tudo isso vai variar de acordo com cada caso.


DO N. SABINO TEIXEIRA, Ana Paula

Pedagoga, Psicopedagoga, Esp.Ed.Inf, Esp.A.E.E e Orientadora Educacional.

10 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 por Cliniemma. Criado orgulhosamente com Loop Interativo