Buscar
  • cliniemma

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL



A Inteligência Emocional é um tipo de inteligência que nos permite lidar com os sentimentos e emoções inerentes a natureza humana. Portanto, ter conhecimento de como as nossas emoções nos afeta e saber manejar as situações nas quais elas estão presentes de forma não funcional, contribui para que consigamos viver de forma mais saudável e harmônica em sociedade.

Daniel Goleman, um dos autores que trouxe muitas contribuições a respeito da Inteligência Emocional, afirma que estão entre suas características a capacidade de criar motivações e persistir nos objetivos traçados, o controle de impulsos e espera pela realização dos desejos, a capacidade de se manter em bom estado de espírito e de impedir que a ansiedade se sobressaia ao pensamento crítico e a capacidade de ser empático e autoconfiante.

Salovey e John Mayer realizaram uma definição elaborada de inteligência emocional, a partir de cinco domínios principais, que são: conhecer as próprias emoções; lidar com as emoções; motivar-se; reconhecer as emoções nos outros, e lidar com relacionamentos. A partir desses princípios pode-se verificar que por meio do autoconhecimento é possível reconhecer a emoção no momento em que ela ocorre. Por meio da autoconsciência torna-se possível controlar os sentimentos. Como lidamos com os sentimentos após a tomada de consciência dos mesmos é que define se a emoção apresentada nos provocará adoecimento ou não. Mediante a automotivação, o controle das emoções e a criatividade se promove o desenvolvimento emocional. Ao reconhecer emoções nos outros, capacidade também conhecida pelo nome empatia, permite ter contato também com as próprias emoções, pois essa se desenvolve a partir da autoconsciência.

Temos a necessidade de lidar de forma saudável com as relações, tendo em vista que somos seres sociais, estamos sempre em contato com outras pessoas e isso requer muitos manejos nas situações de conflitos que se apresentam no cotidiano. Se você encontra dificuldade em expressar seus sentimentos e emoções, ou deseja aprimorar mais suas habilidades procure ajuda profissional, estamos à disposição!


Autor da publicação: Sarah Gomes, psicóloga, CRP 01/21512

8 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 por Cliniemma. Criado orgulhosamente com Loop Interativo