Buscar
  • Loop Divulgações

O que faz um psicólogo?

Afinal, o que faz um psicólogo e como este profissional atua na prática. A seguir, um breve esclarecimento sobre a atuação deste profissional.


Me pergunto quantas pessoas e famílias poderiam ser beneficiadas com a psicoterapia ,porém, talvez por falta de conhecimento, não se permitam tal experiência.


A psicoterapia é percebida como algo a recorrer quando há um problema causador de muito sofrimento e, quase que como último recurso, procura-se um psicólogo. De fato, uma das finalidades da psicoterapia é trabalhar questões, tais como dificuldades emocionais, comportamentais e cognitivas. Mas a pergunta que faço é: É preciso estar em uma situação limite para recorrer a este profissional?


Para a surpresa de alguns, a psicoterapia pode ser muito benéfica no autoconhecimento e, muitas vezes, atuar como prevenção para situações futuras.


A maioria das pessoas está vivendo um ritmo bastante acelerado, sem tempo para olhar para si, para pensar em suas escolhas e o que de fato lhe realiza. Neste sentido, o processo psicoterápico é um recurso precioso para lidar com as dificuldades da existência, que nem sempre geram sofrimento mas que podem ocasionar crises existenciais, e até crises de identidade. Assim, a psicoterapia auxilia na identificação de comportamentos e manejos adequados, que podem tornar a vida mais leve e mais saudável.


Na psicoterapia, de forma acolhedora e livre de qualquer tipo de julgamento, o profissional oferece um espaço onde é possível falar sobre seus sentimentos e angústias mais profundas, no intuito de reconhecimento de si, como pessoa única no mundo, constituída de experiências e vivências únicas, que podem ter proporcionado desdobramentos agradáveis ou não, e assim, neste local, é possível encontrar recursos para romper com determinados padrões que não contribuem para um desenvolvimento pleno e satisfatório.


Diversidades nos são apresentadas todos os dias, o que podemos escolher é a forma como iremos enfrentá-las. Podemos optar em manter comportamentos e respostas que sabemos que não são benéficas ou pode-se escolher por novas possibilidades de enfrentamento e manejo, que contribuirão de forma mais favorável do amadurecimento e desenvolvimento pessoal.


Por isso, não espere uma situação limite para iniciar a psicoterapia. O momento de se conhecer e viver pleno é agora! Se escute, se respeite, se cuide!!


Fonte: https://br.mundopsicologos.com/artigos/o-que-faz-um-psicologo

Autora: Michelle Metzler

3 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 por Cliniemma. Criado orgulhosamente com Loop Interativo