Buscar
  • Loop Divulgações

Saúde emocional no trabalho

A importância da saúde emocional no trabalho em meio a tantas mudanças vivenciadas com a globalização e avanço tecnológico.


Com a globalização e o avanço tecnológico estamos naturalmente acelerados, tudo é para ontem e tudo se propaga numa velocidade assustadora. Um simples clique na tecla "enter" do computador na hora errada, pode causar um grande impacto, principalmente na saúde emocional.

Pessoas estão o tempo todo conectadas, agindo sob pressão ou demanda e esquecem de se conectar com o mais importante com o "eu" e os seus valores. Quando percebem, já estão muito doentes, com nível muito elevado de stress, sem motivação para a vida e com risco de depressão.

Metas agressivas, líderes despreparados, autocobrança, competitividade, injustiças, falta de perspectiva, são os principais vilões que podem causar o adoecimento psíquico no ambiente profissional. As pessoas deixam de viver os seus valores em busca de uma carreira de sucesso ou por medo de perder a sua única fonte de renda.

As empresas tem percebido a importância de proporcionar qualidade de vida no trabalho, investindo em programas e ambientes mais descontraídos com espaços para lazer, entretanto é necessário que os funcionários sintam que são bem vindos nesses espaços e consigam um momento no seu expediente para fazer uma pausa e recarregar as energias.

Com a possibilidade de permanecer conectados ininterruptamente, temos acesso muito facilmente às informações e podemos continuar o expediente em nossos lares, por isso é necessário estabelecer um limite entre vida pessoal e profissional e dessa forma buscar o equilíbrio tão importante para o sucesso de ambas.

Lembre-se que precisamos cuidar primeiramente da saúde emocional e investir em qualidade de vida, dessa forma conseguiremos colher os frutos do trabalho e dedicação. De outra forma, todo esforço poderá ser em vão e veremos os nossos objetivos longe do nosso alcance.

A psicologia contribui fortemente nessa jornada, eleva o autoconhecimento e fortalece os recursos pessoais tornando o ser humano apto para a vida e capaz de vencer os seus desafios. O mestre C.C Jung já dizia "É preciso ocupar-se consigo mesmo, senão não há como tornar-se alguém, senão nem é possível desenvolver-se".

Agende um horário e mude as suas atitudes, assim você estará mudando a sua vida.


Fonte: https://br.mundopsicologos.com/artigos/saude-emocional-no-trabalho

Autora: Psicóloga & Coach Neuma Ferraz

4 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 por Cliniemma. Criado orgulhosamente com Loop Interativo